Como especificar papel de parede para lavabos, banheiros e cozinhas: opções e cuidados

Com a situação de Pandemia que vivemos como humanidade, buscamos em nossos lares não apenas descanso e conforto, mas fontes de alegria, esperança e inspiração. Retorna a vontade de trazer cor, estampas e texturas para as paredes da casa! Com isso, entra em cena o clássico papel de parede e, junto dele, muitas incertezas ao escolher o modelo e dúvidas sobre como aplicá-lo, principalmente quando se trata de ambientes como cozinhas, banheiros e lavabos.

Reunimos algumas dicas que farão toda a diferença no acabamento final deste produto incrível.

O papel de parede é um revestimento sem igual porque oferece um universo infinito de estampas para você escolher e combinar com os outros revestimentos. Hoje vemos grandes artistas assinando estampas, obras de arte transformadas em “painéis” e até materiais naturais trabalhados em folha, todos em forma de papel de parede.

Antigamente, os papéis de parede eram exclusivos para ambientes livres de umidade, mas com o avanço da tecnologia e o surgimento de materiais cada vez mais resistentes, hoje é possível usar estes revestimentos em diferentes cômodos, como por exemplo banheiros e cozinhas.

Dica 01: Escolha e Aplicação de Estampas

Escolher a estampa para o papel de parede requer uma análise de todo o ambiente.

Padronagem vs. Cores: Se a padronagem for simples, opte por cores suaves para evitar conflitos visuais com os quadros ou adornos que serão instalados ou produzidos nessa parede. Agora, se a estampa for ampla e colorida, imagine-a como um grande quadro no ambiente – pondere o tema e a paleta cromática que compõe o painel.

Padronagem vs. Área de aplicação: Modelos padronizados com pequenas figuras de desenho complexo ou intricado, ficam melhor em paredes menores. Já os que possuem um desenho ou arte mais ampla podem requerer uma parede maior. Papeis lisos ou com estampa se assemelham a texturas, podem ser aplicados em qualquer extensão de área.

Planejamento da área exata aplicação do papel de parede: A estampa do papel interfere e muito no critério de instalação do mesmo, e se não for feito de forma correta pode resultar em erros de encontro de estampa e mal acabamento. Todos os papeis de qualidade vem com indicações bastante claras de como aplicar estampa. O comprimento e a altura da área que vai receber o papel devem ser avaliados previamente com bastante cautela, pois alguma estampa tem opções de altura limitadas ou devem ser aplicadas em comprimentos exatos, como por exemplo: múltiplos de 70cm ou 80cm.

Dica 02: Escolha de Papel de Parede para áreas molhadas

Os papéis de parede em banheiros, cozinhas e lavabos, são uma maneira fácil e rápida de mudar o visual destes ambientes sem precisar fazer grandes reformas. E ao contrário do que você possa imaginar, é sim possível usar este tipo de produto em tais ambientes, mas claro, é preciso escolher o modelo apropriado para os mesmos.

Para ambos ambientes, recomenda-se utilizar os que possuam acabamento vinílico ou lavável, já que são mais resistentes do que as versões comuns de outros revestimentos.

Vinílico: O papel de parede vinílico é feito de PVC e tem base de tela ou papel. Ele possui um tratamento especial que dá a ele um aspecto de tecido, além de aumentar a durabilidade e ser muito mais resistente em relação à umidade.

Lavável: O papel lavável, ou impermeável, é muito bonito, e tem ainda como principal característica a impermeabilidade. Esse material também possui uma camada de resina capaz de protegê-lo da exposição à água. Como se não bastasse, há uma vasta linha de texturas, desde as que imitam couro, cobre e madeira, até as que apresentam estampas exclusivas.

Área de aplicação a evitar em Banheiros: Mesmo sendo laváveis e resistentes a água e umidade, é importante não colocar estes papéis de parede em área que receberão água diretamente, como por exemplo box de chuveiro.

A questão dos lavabos: Outro ponto importante a ser levado em conta na aplicação do papel em lavabos, é observar em qual parede ele será aplicado, caso haja possível contato com água, como próximo a pias e bancadas, considere sempre os laváveis e impermeáveis. Já nas demais áreas, todos os demais tipos de papel podem ser utilizados.

Ventilação: Uma dica legal para maior durabilidade do papel de parede em banheiro, é sempre deixar o espaço muito bem ventilado para que não tenha excesso de umidade no ambiente.

Estes tipos de papéis, que já citamos no texto, podem ser lavados com detergente e água, pois são impermeáveis. Vale lembrar que para cada tipo de papel de parede e para cada marca, existem alguns cuidados específicos também. Por conta disso, sempre recomendamos o atendimento com uma de nossas consultoras para que todas as informações e instruções propostas pelo fabricante fiquem claras.

Dica 03: Escolha de Papel de Parede para Cozinha

Na cozinha, vale ficar atento ao utilizar o papel muito próximo de pias e fogões, já que são áreas de uso mais frequente, que recebem tanto umidade quanto calor, e podem acabar encurtando o tempo de vida útil de seu papel. Mas nada impede que não possam ser utilizados, basta ter em mente os cuidados.

Dica 04: A importância da Base

Antes de realizar a aplicação, é bastante importante observar como estão as paredes para não ter problemas futuros. Uma forma de evitar esse tipo de complicação, é contar com profissionais especializados que façam este tipo de serviço, garantindo uma instalação de qualidade e um bom resultado após a aplicação.

Dica 05: Non-Woven, durabilidade e possibilidade de recolocação

Papeis de alta qualidade, como os disponíveis na Spengler Decor possuem uma camada na parte posterior chamada Non-Woven. Essa trama garante uma grande resistência ao papel de parede. Mesmo tornando o produto um pouco mais caro, o custo beneficio é incomparável tanto porque a durabilidade aumenta drasticamente, quanto porque, devido a esta camada, o papel de parede pode ser removido de onde esta e reaplicado em outro local sem nenhum dano.

Dica 06: Cola

Tão importante quanto tudo o que falamos é a qualidade do material utilizado na colagem do papel, pois isto vai determinar:

  1. A qualidade de acabamento
  2. A durabilidade do seu produto
  3. A possibilidade de remover e aplicar novamente

A utilização da cola branca para papel de parede, como era feito antigamente, ainda é utilizada por profissionais não especializados. De nada adianta investir em um material de qualidade, se ele será danificado na instalação. Confie apenas em equipes especializadas.

Esperamos que tenham gostado do conteúdo de hoje. Tentamos reunir as principais informações para você ver como é fácil ter um papel de parede aplicado em um destes ambientes. Venha encontrar o seu revestimento perfeito em uma de nossas lojas e tirar todas as suas dúvidas com nossas consultoras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: