Tendências de Design de Interiores para 2021

Ano novo, tendências novas! Como de costume, hoje a Spengler Decor traz à vocês as novas Tendências de Design de Interiores para 2021. Após um ano repleto de mudanças e novos hábitos, a forma de nos conectarmos com o interior de nossos lares se transformou.  Temos uma nova maneira de viver. Adaptamos nossos lares para ser a casa, a escola, a academia e o ambiente de lazer das crianças, e isto se reflete em espaços mais humanizados e envolventes.

Neste momento, a sociedade está ligada ao conforto, ao bem-estar, à natureza e à simplicidade. O que traz o retorno de algumas tendências como as fibras naturais, o aconchego em evidência e cores de personalidade.

Separamos para vocês as Top 10 tendências para 2021 e já associamos elas a produtos que você encontra aqui mesmo na Spengler Decor.

Cores, estilos, formas – você vai encontrar de tudo nessa minuciosa seleção que fizemos. Vamos começar?

1- Conforto tradicional

Com a pandemia, a busca por conforto e aconchego em casa se tornou algo essencial. Por isso, estampas tradicionais, móveis, tecidos e revestimentos acolhedores saem na frente para abrilhantar o 2021. Ergonomia deve ser uma das maiores preocupações daqui para frente.

Além disso, elementos decorativos como almofadas, tapetes, puffs e xales de cortinas, virão com tudo para deixar os ambientes aconchegantes e criando ainda mais espaços de conexão com os moradores da casa.

A busca por qualidade de vida nos lares é o grande fator desta tendência.

2- Estilo Grand Millennial

Uma novidade que vem atraindo cada vez mais atenção dos designers do mundo inteiro e é totalmente o oposto do minimalismo: a decoração Drand Millennial! Que tem como base a inspiração no passado, para criar um ambiente agradável e com harmonia, mas com bastante elementos, trazendo muito a lembrança de um ambiente com cara de “casa de vó.”

Ao contrário dos estilos que se baseiam em novidades, nesta tendência, objetos antigos de antiquário ou passados de geração para geração, são os destaques do decor. Poderá ser uma poltrona retrô, o estilo da cortina, um tecido ou papel de parede com estampa que lembre tempos passados. Tudo que remete a memórias familiares será bem-vindo, já que estes elementos são acolhedores e entram totalmente nesta proposta.

Para acertar em cheio ao utilizar este estilo, o importante é lembrar que ele é muito baseado na memória afetiva. Então, ao invés de procurar artigos na internet, uma ao baú de heranças de famílias poderá render peças ainda mais significativas. Afinal, o afeto deixará tudo mais bonito.

3- Madeira clara

Boas notícias para os fãs da decoração escandinava e do estilo rústico! A madeira clara deve estar presente em peso nos interiores em 2021.

A madeira é sem dúvidas um dos materiais mais utilizados no design de interiores, uma vez que assegura qualidade estética somada à sensação de conforto aos espaços. Ela pode ser utilizada como elemento de respiro em decorações com cores fortes e de mais personalidade, e também vai muito bem com composições neutras em tons claros como o branco.

A madeira não precisa estar restrita aos móveis. A Spengler Decor traz uma ampla gama de opções de revestimento em placas de madeira que podem cobrir planos de parede inteiros ou criar pontos focais no decor. Estas opções podem se assemelhar ao revestimento de madeira natural ou representar designs diferenciados e refinados que elevam a sofisticação do ambiente. Isto sem mencionar as persianas de madeira, tradicionais e sempre em alta.

4- Cores vibrantes nas paredes

Nada de paredes brancas! A tendência para esse ano são paredes super vibrantes. Tons mais fortes, como o azul e o amarelo, devem estar mais presentes para criar uma parede de destaque ou até um ambiente inteiro mais intenso. Estampas que além das cores exploram designs igualmente vibrantes também entram nesta tendência, elevando ela a um próximo nível.

Além disso, uma forte tendência será utilizar as cores para despertar sensações e diferentes respostas humanas, como o sentimento de aconchego, conforto, alegria, vigor, entre outros. Associar estas cores a função de cada espaço do lar é chave, agora que nossos lares se tornam cada vez mais multifuncionais. Quando a sensação da cor ou estampa é associada a função do ambiente temos a combinação perfeita!

E expandindo esta tendência, algo que pode ser muito visto também, será tetos cada vez mais ousados e cheios de vida.

5- Materiais naturais 

A presença de aspectos da natureza se tornou essencial em 2020, em função do isolamento social. Nesse sentido, materiais naturais como madeiras, pedras, plantas, fibras naturais como o bambu e o sisal, devem estar presentes cada vez mais nos lares durante este ano.

Móveis e revestimentos de parede de Vime e Ratan também ganharão destaque. Vime é feito de hastes de palmeira trançadas e ratan é normalmente feito de galhos trançados. Ambos os estilos são leves e podem funcionar em ambientes internos e externos, garantindo intenso conforto e sensação de acolhimento.

6- Retomada do estilo dos anos 80

Sabemos que a decoração dos anos 80 não é para todos, mas honestamente, ela está de volta e melhor do que nunca. Não estamos falando de tapetes de tigre de pele falsa, mas características muito mais divertidas desta época, com estampas ousadas e tons neon.

Prepare-se para ver um mobiliário escultural, cores ousadas, muito revestimento em veludo, e muitos materiais brilhantes.

Cabeceiras, sofás, poltronas e cadeiras, carregando este estilo, virão com novas formas e tecidos de estofamento e maior conforto. Uma super dica é a simples mudança no padrão da costura tradicional, sendo substituída pela feita em gomos.

7- O estilo industrial

O estilo industrial é uma das tendências que promete crescer nos projetos arquitetônicos dos próximos meses, tendo como característica o uso de janelas mais amplas, estruturas à vista, como na composição de uma parede com tijolos aparentes, e acabamentos mais sofisticados que buscam o equilíbrio entre os elementos no espaço.

Além disso, os tons de preto, cinza e terrosos são os que mais se destacam na decoração industrial. Os metais podem estar presentes em móveis e objetos de decoração como suporte para vasos de plantas, nichos, luminárias e muitos outros.

O metal vai garantir um ar contemporâneo com estilo industrial nos ambientes decorados, sendo os com acabamento preto e os metais oxidados, e estampas que remetam a eles as maiores tendências.

8- Cinza e amarelo

A Pantone anunciou não uma, mas duas Cores para o ano de 2021: o cinza Ultimate Gray e o amarelo Illuminating. Segundo a Pantone, o cinza e o amarelo são duas cores independentes, mas que podem se unir para se apoiar e formar um belo contraste. A combinação representa resiliência (cinza) e, ao mesmo tempo, otimismo (amarelo) para este ano.

De acordo com a empresa, as cores não precisam ser utilizadas na mesma proporção. Qualquer uma das tonalidades pode ter a preferência, o predomínio no ambiente, enquanto a outra deve atuar como coadjuvante na composição.

Na decoração, o cinza e o amarelo formam uma combinação muito interessante, pois enquanto o cinza chega como uma cor mais séria e neutra levando um ar sofisticado e moderno ao ambiente, o amarelo traz brilho e alegria, deixando o espaço mais descontraído.

9- Iluminação natural

Como já falamos anteriormente, amplas janelas também estão entre as tendências de decoração 2021, juntamente de cortinas leves, claras e com alto grau de transparência. Isso porque, a iluminação natural permite que os ambientes fiquem mais leves e também faz com que a gente se sinta melhor dentro de casa, podendo aproveitar a luz do sol e ter ambientes bem ventilados, proporcionando maior bem-estar.

Para destacar a beleza das janelas, e ainda trazer um toque aconchegante ao ambiente, busque por cortinas que componham com a decoração, mas sempre leves, tornando o clima único. Lembrando que leveza não quer dizer sempre branco, existem outras estampas e tecidos que transmitem a mesma sensação, um destaque entre elas são os tecidos em degradê, que chegaram com tudo no final de 2020.

10- Varandas como espaços fundamentais

Talvez nunca se tenha percebido tanto a importância da varanda quanto em 2020. Com o isolamento dentro de casa, o que antes era um espaço negligenciado e frequentemente incorporado ao living dos apartamentos, com a nivelação do piso e a retirada dos caixilhos, agora se provou verdadeiramente um espaço utilitário, independente, mas integrado.

Pesquisas indicaram o aumento na procura por apartamentos com varandas e o espaço antes dedicado exclusivamente ao churrasco dos finais de semana, agora se torna espaço cotidiano fundamental, ora dedicado a prática da yoga ou de exercícios físicos matinal, ora como espaço social aos cafés da manhã e almoço, ou ainda como home office.

Elementos chave de decoração para estes espaços são móveis flexíveis e envolventes, atrelados a elementos da decoração como mantas e almofadas que despertem aconchego, além de incluir muitas plantas, a, já que a natureza é extremamente benéfica para nossa saúde, e consegue despertar sensações incríveis em nós.

Sem dúvidas, este ano teremos casas que levarão o conforto, função, conexão e personalidade em primeiro lugar. Esperamos que este conteúdo traga muita inspiração para os seus dias e para as mudanças que acontecerão na sua casa.

Mas e aí, qual a sua tendência preferida?

Queremos muito saber, dá uma passada em nosso Instagram, e nos conta o que você achou de tudo isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: