10 Formas de Criar um Home Office Incrível na sua Casa

“Fique em casa” foi uma das expressões mais usadas em 2020. O isolamento social como forma de combater o contágio pelo coronavírus criou novos hábitos e alterou nossas rotinas.

Esse novo cenário mudou a relação das pessoas com o próprio lar. Antes do isolamento, sair cedo de casa para trabalhar e retornar apenas a noite para jantar e dormir, fazia parte da rotina de muitas pessoas.

Agora nossa casa está virando, cada vez mais, um espaço multifuncional. Nossa vida pessoal, social e agora profissional está dentro de casa. E os ambientes da casa tem que ser adaptados à esta nova realidade, espaços de home office estão sendo criados em milhares de lares ao redor do mundo.

Você sabe como criar um home office?

Alguns dias, pode ser difícil encontrar a motivação para trabalhar em casa, mas apostamos que você não se importaria de arregaçar as mangas se o seu escritório em casa estivesse incrível.

Neste artigo mostraremos 10 super dicas de home office decor.

* Todas as fotos usadas abaixo como exemplos de Home Office são de produtos Spengler Decor.

1. Abandone a Escrivaninha

A maioria dos arquivos são armazenados digitalmente. Portanto, móveis de escritório volumosos com bastante espaço de armazenamento não são mais necessários para a maioria das pessoas.

Isso é uma oportunidade para usar mesas mais amplas, leves, sem gavetas ou até aproveitar uma mesinha de café existente para transformar no seu espaço de Home Office. E se você for converter uma mesa existente para isto é muito importante não utilizar ela para outras funções e criar confusões com atividades ou horários, reserve ela para o seu escritório.

2. Traga o “Ar Livre” para Dentro

Traga a natureza para seu espaço de home office com toques de vegetação. Reais ou estampadas, as plantas adicionam uma sensação orgânica e pacífica a qualquer espaço de trabalho.

Algumas pesquisas apontam que usar cores como o verde, azul e terrosos no ambiente de trabalho pode ajudar a aumentar a nossa produtividade, e principalmente a nossa criatividade e sensação de bem-estar.

Papeis de parede, cortinas, almofadas e até estofamentos são ótimas oportunidades de aplicar estas estampas florais e de vegetação. Combinadas com a adição de plantas reais elas podem criar um clima de “jardim secreto” extremamente agradável.

3. Encharque-o de Cores

Quer uma maneira de garantir que seu escritório não cause sonolência? Encharque-o com cores!

Uma boa dica é combinar a paleta de cores com a sensação que você mais precisa para executar o seu tipo de trabalho. As cores quentes como o vermelho, amarelo e o laranja são dinâmicas e estimulantes. Já as cores frias como o azul, roxo e verde possuem propriedade calmante e anti estresse. O amarelo traz mais juventude e otimismo, o roxo destaca a feminidade, o rosa o romantismo, o laranja a comunicação, as possibilidades são inúmeras.

Caso queira aprofundar seu conhecimento e escolher uma cor para o seu tipo de trabalho, faça uma pesquisa rápida sobre “psicologia das cores na arquitetura”.

Neste caso também papéis de parede, cortinas, poltronas e tapetes podem ser ótimas escolhas para explorar cores.

4. Deixe o Passarinho Azul Entrar

Sentindo-se estressado com o trabalho? Tente pintar seu escritório de azul – diversas pesquisas mostram que a cor tem um efeito calmante, relaxante e protege contra estresse.

Não seja tímido, explore a criatividade ao aplicar o azul, com estampas diferenciadas que estimulam também a imaginação.

Tapetes em tons de azul e estofamento azul marinho de cadeiras e poltronas, criam peças coringas que combinam não apenas no home office, mas em diversos ambientes e estilos de decoração.

5. Quarto ou escritório?

E quem não tem um espaço para usar como escritório na casa ou apartamento? Um caso bastante comum para quem mora em apartamentos pequenos ou para quem divide a casa com crianças e precisa de um espaço a portas fechadas para trabalhar. 

Neste caso, quartos podem ser transformados sim em espaços de trabalho.

Mas é importante não utilizar a cama como espaço de trabalho pois de acordo com o Feng Shui, misturar estes dois espaços pode criar desiquilíbrio em ambas partes da vida: trabalho e descanso.

Quando criar um Home Office no quarto opte por móveis pequenos. Tente colocar a mesa perto de uma janela para a aproveitar a iluminação natural ou até contra uma janela, dessa forma, você tem uma vista para o exterior e diferencia ainda mais o seu espaço da área de dormir.

Papéis de parede, cortinas, tecidos e até móveis podem ser utilizados para trazer um tom de cor, que dá um estimulo extra a este espaço de trabalho dentro do seu espaço de descanso.

6. Deixe a Luz Entrar

A luz natural deixa as pessoas mais otimistas. Isso se reflete em maior disposição para enfrentar os desafios do trabalho. A iluminação natural também traz muitos benefícios à saúde: ela é um antibiótico natural e proporciona vitamina D ao organismo.

Se você tem esta possibilidade, posicione a sua estação de home office perto de uma janela, de forma que ela receba iluminação natural direta ou indiretamente.

A iluminação varia de acordo com os diversos horários do dia. Para garantir que você tenha sempre a quantidade de luz ideal, para iluminar e não ofuscar, uma boa opção é apostar em persianas que te ofereçam diversas possibilidades de ajuste de iluminação. Como por exemplo a persiana Duette da Hunter Douglas na foto abaixo.

Outra opção para controle de iluminação é o Power View da Hunter Douglas, onde você consegue programar suas persianas para cada horário do dia no seu tablete ou celular. Desta forma você não precisa nem se preocupar e pode continuar o seu trabalho com tranquilidade.

7. Uma janela para o mundo exterior

Se você tiver uma vista para natureza ou uma vista urbana, olhar para o mundo exterior pode trazer um estimulo extra para o trabalho, ainda mais em tempos onde somos incentivados a passar mais horas dentro de casa do que estamos acostumados.

Neste caso, invista na decoração da moldura desta janela para o mundo exterior, com plantas, cortinas, persianas e papéis de parede que estimulem a sua imaginação.

8. Dispensa, Closet ou Escritório?

Você tem um quartinho de dispensa ou closet na sua casa? Então reorganize as suas coisas pois estes espaços também podem se tornar home offices incríveis!

Uma mesa, algumas prateleiras e uma cadeira confortável podem transformar qualquer quarto pequeno em um lindo escritório.

Neste caso invista em:

  1. Cores brancas que ampliam o ambiente.
  2. Bancadas ou mesas leves, sem muitas gavetas para não ocupar muito espaço.
  3. Prateleiras abertas, para balancear o espaço que já é mais pequeno e fechado.
  4. Papéis de parede com uma estampa que crie uma atmosfera criativa e interessante, principalmente porque estes ambientes geralmente não dispõem de janelas para o mundo exterior.

9. Corredor ou escritório?

Para quem realmente não tem um quarto ou espaço que possa ser transformado em escritório, corredores, espaços de circulação, ou até um cantinho da sala podem ser adaptados.

Neste caso a chave é escolher uma mesa e cadeira que: (1) combinem com a decoração existente do ambiente em questão; e (2) que possua todo o espaço necessário para o seus papéis e materiais de trabalho, para evitar que eles se espalhem pela casa.

O estofamento da cadeira, almofadas ou mantas podem ser usadas com cores ou estampas que combinem com o ambiente onde você está inserindo seu home office, para unificar a decoração.

10. Faça disso uma questão familiar

Você tem dois ou mais membros da família que precisam de um espaço para trabalhar ou estudar? Então transforme seu Home Office em um espaço de trabalho adequado para que toda a família, até as crianças, possam desfrutar.

Neste caso você precisa de um espaço maior ou um ambiente inteiro dedicado ao home office. Algumas opções de ambiente que podem ter seu uso transformado facilmente são: quarto de brinquedos das crianças, quarto de hospedes, sala de jantar (para aqueles que usam mais a copa para refeições) ou até uma varanda fechada.

Você pode explorar uma grande mesa como o ponto central da decoração ou explorar pequenas bancadas laterais que podem ser decoradas com a personalidade de cada membro da família.

O papel de parede é um artifício de decoração muito legal neste caso, pois aplicado em todo o ambiente cria unidade, e aplicado em painéis individuais cria diferenciação e personalidade.

Isso é uma oportunidade para criar também um espaço divertido para seus filhos se sentirem incentivados a estudar e fazer as tarefinhas de casa.

Esperamos que você possa aproveitar estas super dicas que reunimos para você e transformar a sua experiência de trabalho em casa.

Temos certeza que até os arquitetos estarão incluindo espaços de home office como essenciais em seus futuros projetos.

E lembre-se que independente das dicas de decoração pelas quais você optar, existem 2 pontos essenciais que sempre devem ser levados em consideração:  

1. Iluminação natural ou artificial suficiente para trabalho.

2. Cadeira confortável, ergonômica e na altura certa para a mesa que será usada.

Trabalhar em casa pode ser muito divertido, aproveite!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: