Trazendo o Exterior para o Interior em Tempos de Quarentena

De repente todos nós tivemos que modificar nossas vidas, evitar sair, evitar encontrar e, principalmente, ficar mais tempo em casa – e por causa disso, aprendemos a valorizar as coisas que nos fazem falta.

Descobrimos que, logo após o contato pessoal e o calor humano, o que mais nos faz mais falta é a paz que provém do contato com a Natureza e com o ambiente Exterior.

A natureza pode trazer imensos benefícios ao nosso estado mental, com incrementos no nosso equilíbrio psíquico, melhora da atenção, memória, linguagem e até na capacidade criativa. E estudos apontam que o contato com a natureza pode reduzir, inclusive, o risco diabetes, hipertensão arterial e doença cardiovascular. Aumentando nossa longevidade.

Nunca foi tão importante desenharmos nosso lar como nosso refúgio, um lugar de escape, de reequilíbrio no final e no começo do dia. Um lugar que verdadeiramente nos abriga, nos acolhe e nos acalma.

Então perguntamos: Como trazer esta qualidade do Exterior para o Interior?

Resposta: Nós, seres humanos, percebemos o exterior através dos nossos 5 sentidos: Tato, Visão, Audição, Olfato e Paladar. Então para trazer a completa sensação de exterior para o interior, precisamos atuar nos 5 sentidos.

Screenshot%202020-05-20%20at%209.43.33%20AM.png

Veja abaixo as dicas para explorar cada um dos 5 sentidos e trazer a paz da Natureza para dentro do seu lar. Os exemplos que serão explorados abaixo são fotos de produtos ou projetos Spengler Decor.

 

Sentido 01: Visão 

Por natureza somos seres visuais, a visão é o dos sentidos no qual mais nos apoiamos e um pilar central para a saúde mental.

Verde dentro de casa >

Nós sabemos que as plantas nos trazem inúmeros benefícios, como limpeza de poluentes e umidificação do ar. Mas hoje, diante do cenário que vivemos, o foco está mais nos benefícios intangíveis relacionados ao bem-estar, a calma, a harmonia, o equilíbrio, a tranquilidade e a alegria que elas trazem.

Embora as urban jungles – espaços internos totalmente tomados por plantas – estejam em alta, não é preciso muito para mudar o astral da sua casa. Pequenas inserções de vegetação em estantes, vasos espalhados pela casa e mini-jardins internos já fazem toda a diferença.

Natureza em tecidos e papéis de parede >

Estampas que refletem o luxo da natureza podem ser exploradas janelas, paredes, almofadas, colchas, entre outros. É comprovado que referencias visuais á natureza tem efeito similar a presença da natureza em si, assim como uma bela pintura de uma paisagem natural pode trazer uma calma de espírito similar a paisagem original.

Cortina

Papel de parede

Roupa de Cama

Lembranças de viagem >

O que faz da vida lá fora mais especial que as memórias?! É verdade que muitas delas ficam apenas registradas na nossa mente. Porém, há maneiras de trazer um pouco de cada experiência para dentro de casa. Usar lembranças de viagem na decoração é como recolher um pedacinho do mundo e o coloca-lo dentro de casa.

Estes são exemplos de decorações que incorporam lembranças de viagem na decoração e alguns até criam a sensação de estar em outro país.

  

Sentido 02: Tato

Revestimentos

O elemento base para a criação deste ambiente de sossego é o tato, então é fundamental escolher os revestimentos certos.

Tato em Janelas >

As janelas podem ser vestidas com diversos tecidos feitos de materiais naturais.

Nas persianas temos a opção de palha ou madeiras naturais. Já em cortinas podemos trabalhar materiais como o linho ou telas com belas texturas e uma leveza sem par.

Cortinas

Persianas

Tato em Paredes >

As paredes podem ser revestidas com materiais naturais ou papéis que imitam materiais naturais. Que podem ser trabalhados diversos estilos, desde uma aplicação mais clean, até um estilo rústico ou contemporâneo.

A Spengler Decor possui uma vasta linha de revestimento de parede em palha, madeira, couro e outros materiais naturais, veja alguns exemplos destes materiais abaixo.

Tato em Pisos >

Pisos de revestimentos naturais ou que imitam elementos como madeira e pedras, são apenas algumas das opções para trazer um pouco do que há de mais bonito lá fora, para o interior da casa.

Tapetes macios ao toque, que lembram a areia da praia, ou de materiais naturais como palha, também são uma ótima opção para adicionar textura e tato ao ambiente. Na Spengler Decor você tem acesso a tapetes artesanais personalizados para o seu projeto.

 

Sentido 03: Audição

Os sons da natureza são tão relaxantes e anti estressantes que são utilizados no mundo inteiro em sessões de meditação. Grandes mestres e sábios passam anos reclusos na natureza acalmando suas mentes. Mas como trazer estes sons para nosso lar?

Fontes de água >

Grandes, pequenas ou até miniaturas de fontes de água trazem a qualidade de cura dos sons da natureza. O barulho e movimentos da água trazem mais vida aos ambientes e zelam por toda a energia que ali circula. A água desperta emoções, trazendo suavidade, calma e equilíbrio.

 

Sentido 04: Olfato

O olfato é um sentido pouco explorado em projetos de decoração, mas que tem a capacidade de despertar os sentidos de forma até inconsciente.

Aromas naturais >

Acrescentar plantas aromáticas em vasos num canto especial do projeto, além de perfumar o ar, traz aquela qualidade visual da vegetação. Como as plantas mais perfumadas geralmente são as mais coloridas, aproveite para compor com as cores do restante do seu ambiente.

Aromas artificiais >

Velas aromáticas, essências naturais, aromatizantes ou até soluções tecnológicas de aromatização, são opções para despertar este sentido com aromas da natureza.

Personalização: Para uma maior personalização da experiência olfativa você pode basear o aroma selecionado nos ambientes exteriores preferidos das pessoas que irão residir no ambiente. Replicar o aroma do ambiente que mexe com o coração das pessoas, como um campo de flores ou de uma cachoeira, pode criar o ambiente perfeito de relaxamento em um lar.

Na Spengler Decor nós criamos nossa própria essência, para que nosso showroom tenha um aroma que reflita o nosso coração. E agora ele está disponível para você tê-lo na sua casa, pois ele esta a venda em todos nossos showrooms.

olfato/photo5041878176703293534.jpg

 

Paladar

É possível explorar o paladar na decoração? Com certeza!

Temperos > Cultivar temperos em uma varanda ou até na própria cozinha, além de estimular o olfato, representa um convite à experiência de degustação de plantas como manjericão, alecrim e manjerona, que são simplesmente deliciosos e nos trazem aquela lembrança gostoda de uma horta.

Nesse momento de isolamento social, nós continuamos aqui, de coração aberto, trabalhando para trazer conforto e aconchego para os lares de nossos clientes.

Conte conosco para trazer o exterior para dentro do seu lar – e até de seu espaço de trabalho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: