Top 8 Dicas de Design em tempos de Crise

“Escassez como catalizador de Criatividade”

Notícias sobre a pandemia do COVID-19 continuam se desenvolvendo minuto a minuto, e de certa forma muitos de nós estamos em um padrão de espera, pensando em como gerenciar nossos negócios no futuro mercado.

“Quando o mundo desmorona, você precisa se adaptar, e a força do seu estúdio de design reside na sua capacidade de reagir.

Todo estúdio e toda prática são diferentes. No entanto, as “experiências de mudança de vida” do passado – por exemplo, a recessão de 2008 – nos ensinaram muito sobre resiliência e como desenvolver práticas que nos permitem proteger nossos respectivos estúdios em tempos de crise.”

Alexandra Champalimaud e Ed Bakos, Champalimaud Design, Nova York, EUA

No total, acreditamos que essa será uma grande chance de aprender coisas novas e desenvolver profissionais melhores e mais fortes. Desejos e discussões, que pairam há algum tempo, agora estão ganhando ainda mais presença: tome simplicidade, valores, minimalismo, propósito…

Duas perguntas que têm repercutido no mercado são:

  • É possível fechar mais projetos na crise?
  • É possível executar projetos com orçamentos menores oferecendo a mesma qualidade?

Pensando nisso, nós levantamos 8 estratégias para que você possa impulsionar os seus projetos e entregar aos seus clientes projetos ainda melhores, mesmo em tempos de crise e escassez econômica. 

Estratégia #01: Arte nas Janelas

Cortinas são elementos essenciais em um ambiente, pois elas cumprem a função de controle de entrada de iluminação natural e de controle de privacidade. Sendo que a cortina necessariamente entrará no projeto de interiores, surge a oportunidade de explorá-la com um grande canvas de possibilidades estéticas.

A cortina tradicional branca ou clara, continua sendo um clássico. Porém cortinas de cores fortes, marcantes e ricas estampas, estão ganhando cada vez mais destaque no cenário mundial, pois elas podem ser trabalhadas como peça central ou um dos pontos focais da decoração.

Além de dar origem a ambientes maravilhosos, essa é uma decisão inteligente que otimiza o design e o orçamento.

Estratégia #02: “Forma segue a função o valor”

Eficiência funcional e sofisticação – são grandes tendência de design de interiores durante tempo de crise ou recesso econômico, como foi observado em 2008. Porém ao invés de uma redução da estética à função, nesta crise veremos um resgate do conceito de VALOR.

“As pessoas perceberão o que realmente importa para elas, o que realmente valorizam. Isso pode mudar o comportamento e nos afetar como designers.”

Peter Ippolito, Ippolito Fleitz Group, Stuttgart, Germany

O funcionalismo como estética do design é um dos movimentos mais importantes do mundo moderno. Louis Sullivan, um dos pioneiros do projeto arquitetônico moderno, expressou o credo funcionalista na famosa frase “forma segue a função”. Adolf Loos, o arquiteto austríaco, chamou ornamento arquitetônico de “um crime”.

Mas nesta crise a nova tendência não será “forma segue função”, mas sim “forma segue valor”.

Trabalhar com valor é um processo muito mais complexo e único a cada cliente e pessoa, do que se trabalhar com a qualidade funcional de um objeto. Deverá haver um foco muito mais intenso em compreender o cliente, descobrir o que ele realmente valoriza e o que o completa como indivíduo ou como família.

Este complexo exercício, pode dar origem a designs únicos e marcantes.

Nós selecionamos abaixo alguns ambientes com produtos Spengler Decor, que refletem esta tendência.

Estratégia #03: Versatilidade das Almofadas

Cores, formas, tecidos, texturas, padrões e detalhes fazem das almofadas um dos acessórios decorativos mais versáteis.

As almofadas tem a finalidade de dois propósitos. Primeiro, elas podem realmente aumentar o fator de elegância, além de conferir um efeito estético de camadas aos seus ambientes. Segundo, elas proporcionam conforto extra e sensação de aconchego ao ambiente. Características que tornam as almofadas elementos essenciais para projetos de interiores.

Com opções personalizadas onde pode-se trabalhar a personalidade de cada cliente, projeto, e opções a pronta entrega, as almofadas também apresentam uma ampla opção de custo para os mais variados orçamentos.

Selecionamos abaixo algumas inspirações de almofadas com tecidos Spengler Decor.

Estratégia #04: Reuse e Ressignifique

“Como arquitetos e designers, somos treinados para resolver problemas de forma ágil. Essas características e qualidades profissionais e pessoais nos servem bem nos melhores tempos. Durante uma crise, somos lembrados de que somos uma comunidade de solucionadores de problemas apaixonados. Agora, continuaremos a trabalhar em ainda maior colaboração com nossos clientes.”

Ressignificar é olhar para o que o seu cliente já tem com olhos criativos e pensar em maneiras de redefinir isso.

Obras de arte, lembranças de viagem, vasos, coleções de livros e discos de vinil que estão no lar atualmente do seu cliente são apenas alguns exemplos de elementos que podem facilmente inspirar ou complementar projetos de ambientes. Além de criar espaços que têm valor e personalidade.

Os projetos abaixo, com produtos Spengler Decor, são inspirados e enriquecidos por estes tipos de peças.

Estratégia #05: “Wall Power”

As paredes são uma das maiores superfícies de um ambiente e têm o potencial de fazer uma grande diferença no design. Pintá-los é ótimo, mas é realmente apenas a primeira opção quando se trata de decorar uma parede. Alternativas como papel e revestimento de parede tem efeito muito mais impactante e impressionante em um ambiente.

O papel de parede, no amplo plano da parede, tem o poder de abraçar e transformar um ambiente por completo, o que torna o custo x benefício deste produto extremamente alto.

Estes ambientes foram completamente transformados com papeis de parede Spengler Decor.

Estratégia #06: Ponto Focal

Mesmo em condições normais de design, não devemos enfatizar tudo. Para que alguns elementos de um design sejam destacados, outros elementos devem desaparecer em segundo plano. Alguns elementos precisam dominar outros para que seu design exiba uma hierarquia visual.

O elemento ou ponto focal dominante em um design é aquele com o maior peso visual, é o elemento que atrai primeiramente os olhos. E no contexto atual pode ser também utilizado como uma estratégia para criação de um design refinado e inteligente.

Mas cuidado para não tornar o elemento ou ponto focal tão dominante que oculte completamente todo o resto, mas faça com que ele se destaque no design de forma fluida e elegante.

Abaixo podemos ver alguns exemplos de designs com produtos Spengler Decor, que adotam a estratégia de Ponto Focal.

Estratégia #07: Impacto Positivo

“No curto e longo prazo, precisamos repensar a profissão e mudar o modelo de construção. É crucial analisar profundamente o que projetamos, os materiais que usamos e como eles afetam as condições de vida das pessoas e o planeta. Como arquitetos e designers, precisamos estar conscientes; nós somos responsáveis ​​por moldar o mundo. Portanto, não devemos aspirar a fazer coisas com menos impacto negativo, mas sim fazer coisas com impacto positivo… Essa mudança no paradigma da construção é necessária.”

Martín Lejarraga, Escritório de arquitetura Martín Lejarraga, Murcia, Espanha

A utilização de produtos sustentáveis, naturais, éticos e locais, toma grande foco em épocas de crise, seja ela econômica, social ou ambiental.

Arquitetos e designers que buscam e apresentam estas soluções aos seus clientes saem na frente e agregam valor aos seus projetos.

Nós possuímos linhas de produtos incríveis e exclusivas de revestimentos, tecidos e persianas 100% naturais.

Estratégia #08: Fora da caixa

Estamos acostumados a ver as coisas por sua função original, mas, na verdade, elas também podem servir a muitos outros propósitos. A criatividade é frequentemente a solução para problemas práticos e quando se trata de decoração de casa, permite olhar as coisas sob uma nova luz.

“Nós somos designers. Adoramos o que fazemos e sempre seremos designers, independentemente das circunstâncias e do contexto.”

Héctor Esrawe, Esrawe, Cidade do México, México

Pensar fora da caixa para criar designs inovadores, mesmo com restrições, são desafios pelos quais todos nós podemos nos apaixonar.

Selecionamos os mais inusitados projetos com produtos Spengler Decor, como forma de inspiração para vocês.

Outros dois aspectos, não são relacionados ao design em si, mas que valem apenas mencionar que são:

  1. Qualidade: Produtos e fornecedores de qualidade economizam dinheiro. Selecione qualidade como sua prioridade e você não pagará duas vezes.
  2. Entenda a situação financeira de seu cliente: Essa comunicação e transparência são essenciais agora mais do que nunca, com seu estúdio, sua comunidade e seus clientes.

Desejamos uma ótima aventura a todos neste novo mercado que esta se desenhando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: