Top 10 Tendências de Design de Interiores para 2020

Aqui na Spengler Decor, estamos sempre pesquisando as tendências de design, tanto com o intuito de selecionar os melhores produtos para nosso showroom, quanto para poder oferecer a melhor consultoria para nossos clientes.

Este blog reúne as top 10 tendências de design de interiores que irão marcar o ano de 2020.

Baseamos este artigo tanto em nossa pesquisa e observação, quanto nas tendências identificadas por grandes revistas e autoridades do mundo do design.

Já podemos adiantar que 2020 será inteiro sobre balançar padrões, regras e expectativas.

Tendência #01 – Fora da moda está na moda

Cansado de ver os mesmos estilos repetidamente? Assim como todo mundo. O famoso designer de interiores Delta Wright, de Los Angeles, diz que qualquer design “super-único” brilhará na próxima década.

E não se trata de ter o sofá mais exclusivo ou uma tigela de vidro soprada à mão, mas sim a verdadeira autenticidade. Veremos materiais altamente incomuns, criados meticulosamente e em aplicações inusitadas na arquitetura.  

Esta autenticidade e singularidade deve refletir também nossa própria individualidade. As pessoas estão projetando espaços para refletir suas personalidades e criando espaços que contam suas histórias.

Estes são exemplos de ambientes fora de moda “super-únicos” e “super-na-moda”, utilizando tecidos e papéis de parede Spengler Decor.

Tendência #02 – Estampa em tudo

Padrões, especialmente combinados em camadas, estão se tornando cada vez mais prevalentes nos designs de mesas, camas e salas. A chave para essa tendência é que não existem regras.

Veremos cada vez mais padrões se misturando, principalmente padrões de origem e escala variadas unidos por uma cor ou tom que confere equilíbrio e coerência ao ambiente.

Correspondência de padrões, onde o mesmo padrão flui da parede para móveis, estofados ou roupas de cama, também é uma megatendência a ser observada.

Abaixo estão exemplos de ambientes repletos das mais interessantes estampas em tecidos e papéis de parede Spengler Decor.

Tendência #03 – Tetos audaciosos

Kelley Mason, estilista da Lulu & Georgia, diz que o design de alto contraste está voltando e os tetos são um novo plano onde pode-se explorar esta tendência. Torne os tetos de seus projetos coloridos e contrastantes, combinando-os com cores da parede ou do mobiliário e abusando de padrões e estampas.

Os papéis de parede são uma ótima alternativa de incorporar este contraste no teto. Ele confere uma visão fresca e atemporal, especialmente quando apostamos em padrões gráficos ou inspirados em art déco. E não há superfície melhor para o papel de parede, pois a grande extensão destes planos cria uma visão verdadeiramente marcante e dramática em qualquer ambiente.

Observamos alguns tetos com papel de parede em banheiros em 2019 e esperamos vê-lo muito mais em quartos e áreas de estar no ano de 2020.

Estes são exemplos de ambientes com belos papéis de parede Spengler Decor aplicados no teto, criando ambientes verdadeiramente marcantes,

Tendência #04 – Azul é o novo cinza

Sim, nós nunca pensamos que isso iria acontecer, mas o cinza está sendo trocado. E se você não acredita em nós, acredite na Pantone. A Cor Pantone do Ano 2020 chama-se Classic Blue, e é exatamente isso: um azul clássico.

O azul clássico é limpo e elegante, mas também é realmente edificante, ou seja, uma cor muito fácil de incorporar em qualquer projeto tanto como neutro ou como tom destaque. Muito diferente da Cor do Ano dos anos anteriores, que eram cores vibrantes e usadas apenas como ponto focal da decoração.

Estes são exemplos de ambientes utilizando papéis de parede e tecidos Spengler Decor, onde o azul é utilizado como o novo neutro, tanto em combinação com outros neutros, cinzas, preto e também dando destaque a outras cores.

Tendência #05 – Materiais Sustentáveis

À medida que a sociedade gravita em direção a estilos de vida mais ecológicos, as pessoas são mais ecologicamente conscientes e conhecedoras do que nunca. Nesse sentido, a sustentabilidade se tornou cada vez mais importante. Há um componente ético nas decisões de compra.

Isso está refletido na sensibilidade geral do projeto, bem como no desejo de trazer elementos naturais ou adquiridos de forma consciente.

Um dos maiores exemplos de materiais sustentáveis oferecidos pela Spengler Decor são as coleções Sea-Tex e Green Screen Evolve da Hunter Douglas.

Coleção Sea-Tex: A poluição dos mares que ameaça milhares de animais foi o ponto de partida para o projeto da coleção de cortinas Sea-Tex®. A ideia foi reaproveitar parte dos resíduos que invade o habitat da vida marinha por falta de descarte correto e fazer uma logística reversa efetiva.

Foi assim que nasceu a tecnologia Sea-Tex® desenvolvida a partir de plásticos reciclados retirados das praias, oceanos, rios e costas, sendo sua composição 50% de plástico reciclado e 50% de poliéster virgem.

Green Screen Evolve: A fibra do tecido destas persianas é produzida com garrafas PET recicladas. A técnica aplicada também garante uma redução de 50% no consumo de água e de 6% no gasto energético, durante o processo de fabricação.

Ambas coleções Sea-Tex e Green Screen Evolve estão disponíveis para aplicação em persianas Rolôs e Romanas, além de painéis e toldos Skyline.

Tendência #06 – O Luxo do Natural

No ano de 2020 veremos mais materiais naturais, mas desta vez com um toque luxuoso, como por exemplo:

  • Tecidos e papéis de paredes que reflitam o luxo da natureza.
  • Papéis de parede que se assemelhem a mármore, pedras ou madeira.
  • Madeira e bambu, principalmente madeira em peças mais rústicas.
  • O linho também terá grande destaque, em belos tons pasteis e com bordas mais bem polidas do que as bordas cruas que já vimos no passado.

Justina Blakeney, designer e fundadora do The Jungalow, prevê que materiais do velho mundo vão ressurgir. “Continuaremos vendo as pessoas procurarem maneiras de se conectar com a natureza em suas casas através de plantas domésticas, materiais naturais como cana, ráfia, panos e madeiras rústicas”.

Estes são alguns ambientes selecionados com papéis de parede e tecidos Spengler Decor que refletem o luxo do natural.

A procura destes materiais também é traduzida na substituição de papéis de parede por revestimentos de parede de materiais naturais belíssimos, como os que podemos ver neste Book Spengler Decor:

Tendência #07 – Artigos Artesanais

Nos próximos anos haverá um foco contínuo em produtos artesanais e em ter uma conexão com o fabricante. As pessoas estão procurando empresas e artistas cujo produto tem uma história, em vez de itens feitos em massa.

O Ateliê Spengler Decor, fundado em 1982, tem 38 anos de história e experiência na produção de produtos personalizados e de alta costura. Veja abaixo amostras do trabalho minucioso de nosso Ateliê.

Tendência #08 – Cozinhas Duo Cromáticas

De acordo com John McDonald, fundador e CEO da Semihandmade, as icônicas cozinhas brancas serão gradualmente eliminadas em favor das cozinhas de dois tons. “Estamos vendo uma mistura bastante uniforme de duas cores, além de misturar madeira com uma cor para amenizar o que de outra forma poderia ser uma sensação rústica, ou para adicionar um pouco de cor destaque, como em uma ilha ”, diz ele.

As persianas entram como elemento chave nessa composição, uma vez que ocupam grande parte do plano lateral de uma cozinha. Persianas de mateira, metal ou até coloridas podem ser exploradas para ressaltar a característica duo cromática das cozinhas.

Estes são exemplos de cozinhas com persianas Spengler Decor Hunter Douglas que já adotaram a tendência duo cromática.

Tendência #09 – Ton sur ton

Uma releitura da tendência de ambientes monocromáticos de 2019, o tom sobre tom ressurge de maneira ousada: que tal combinar a parede com a mesma cor das mobílias, almofadas e tecidos? A sua imaginação é o limite.

Tendência #10 – Cores e aromas para estimular sensações

À medida que o design multissensorial se torna mais amplamente adotado, surgem novos produtos e materiais que deixarão sua casa mais acolhedora, energética, relaxante e até com efeitos terapêuticos.

Na prática cores, padrões e aromas, por exemplo, são usados para provocar ou incentivar o humor –  seja para relaxar, energizar para o trabalho ou simplesmente para promover sentimentos de felicidade.

Selecionamos ambientes com produtos Spengler Decor que possuem este poder estimulador.


Na sessão de produtos de nosso site você tem acesso a estes e diversos outros tecidos e papéis de parede, incluindo as últimas coleções de grifes nacionais e internacionais.

Para tecidos acesse https://spenglerdecor.com.br/produtos-tecidos.htm

Para persianas acesse: https://cortinas.spenglerdecor.com.br/

Para papéis de parede acesse https://spenglerdecor.com.br/produtos-revestimentos-de-parede.htm

Você poderá usar nosso mecanismo de busca para encontar o tecido ou revestimento que você desejar, além de poder salvar a foto para aplicar e testar em seus projetos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: